Painéis TTA/PTTA - Linha ARCSAFE

Os painéis ARCSAFE foram desenvolvidos para atender rigorosos critérios de normas técnicas nacionais e internacionais.

PCE-Engenharia

Os painéis TTA/PTTA da linha ArcSafe foram desenvolvidos para atender os mais rigorosos critérios de normas técnicas nacionais e internacionais, bem como normas de segurança aplicáveis, o que lhes confere painéis um elevado nível de qualidade, confiabilidade, desempenho e segurança operacional, atendendo plenamente as necessidades dos mais variados segmentos de mercado.

A linha ArcSafe atende as soluções de Quadros Gerais de Baixa Tensão (QGBT), Quadros de Distribuição (QD) e Centro de Controle de Motores (CCM). Todas estas na configuração de gavetas fixas ou extraíveis.

Esses painéis são projetados e fabricados conforme a norma NBR IEC 60439-1 e, além disso, foram submetidos a ensaios de tipo em laboratório, tendo os resultados destes ensaios sido considerados satisfatórios, de acordo como os critérios de aceitação da referida norma.

A linha ArcSafe possui estrutura metálica a prova de arco interno, tendo sido ensaiada e aprovada de acordo com os requisitos da IEC TR 61641:2008 para proteção pessoal, para uma corrente presumida de 65kAef com tempo de duração do arco de 300ms.

Portanto, os painéis da linha ArcSafe oferecem um elevado nível de segurança operacional, limitando o risco de danos pessoais causados por efeitos térmicos e mecânicos gerados pela ocorrência de um arco interno.

Confira o vídeo do ensaio abaixo:




Características Técnicas

Os painéis TTA/PTTA foram projetados e ensaiados para atender as características abaixo relacionadas. Sob consulta ao nosso corpo técnico, outras características poderão ser atendidas.

Características Técnicas

Gavetas Extraíveis

O sistema de extração de gavetas das nossas linhas de painéis conta com as seguintes posições:

  • Extraída;
  • Teste;
  • Inserida.

As gavetas extraíveis possuem um sistema mecânico que impede a retirada da gaveta da posição INSERIDA quando o disjuntor principal da gaveta estiver fechado. Possuem ainda possibilidade de bloqueio por cadeado em qualquer uma das posições e um sistema mecânico que impede que a gaveta seja retirada se não estiver na posição extraída. As operações de troca de posição da gaveta são realizadas com a gaveta fechada.

Tais mecanismos conferem ao sistema um elevado nível de segurança operacional, atendendo plenamente os requisitos da NR-10.

gavetas extraíveis



Estrutura Metálica

As estruturas metálicas externas passam por um processo químico de fosfatização como tratamento para aplicação da pintura. As partes internas são formadas por chapas de aço zincadas.

Os painéis recebem pintura epóxi a pó nas seguintes cores padronizadas (outras sob consulta):

  • Cinza RAL 7032;
  • Cinza RAL 7035.

Nossos processos de tratamento e pintura atendem as normas PETROBRÁS N-2841 e N-1735 (Sob consulta).

Automação

Opcionalmente, nossa gama de painéis TTA/PTTA pode ser configurada para concepção de CCM inteligente, apresentando as seguintes vantagens:

  • Comunicação com sistemas de automação da planta nos mais variados protocolos;
  • Alta confiabilidade na proteção de motores e equipamentos;
  • Redução considerável de equipamentos montados dentro do painel, como relés térmicos, contatores auxiliares, conversores de sinais, contadores e etc;
  • Redução considerável de fiação interna;
  • Possibilidade de monitoramento e controle remoto através de PLC's e IHM's;
  • Utilização de relés inteligentes;
  • Rápido diagnóstico de problemas e facilidade de realização de programas de manutenção preventiva, reduzindo o tempo de manutenção;
  • Fácil identificação de defeitos.


Confira algumas fotos dos Painéis TTA/PTTA da Linha ARCSAFE:

  

  

Voltar